21.11.12

Resenha: Delírio #1


Título: Delírio (Delirium)       
Autora: Lauren Oliver
Páginas: 352
Editora: Intrínseca
Ano: 2012
Trecho favorito:
Você pode construir paredes até o céu, mas eu encontrarei uma maneira de voar por cima delas. Pode tentar me prender com cem mil braços, mas eu encontrarei um jeito de resistir. página 341
Há sessenta e quatro anos o presidente e o Consórcio identificaram o amor como uma doença, e faz quarenta e três anos que os cientistas descobriram a cura. página 7
E é assim que inicia o livro da Lauren Oliver, essa incrível distopia que me encantou e me deixou presa dentro da história ainda depois de ter terminado de lê-lo.

Lena é uma garota de 17 anos, que mora com seus tios, Carol e William, e suas primas Gracie e Jenny. Ela leva uma vida normal, frequenta a escola, ajuda em casa, trabalha, etc. Em breve, Lena passará pela intervenção, um tipo de cirurgia que todos os jovens da cidade de Portland fazem assim que completam 18 anos com o objetivo de curar (caso a pessoa esteja ~infectada~) quem está com amor deliria nervosa (sim, o lindo sentimento chamado amor) e prevenir pra que ela não se ~contagie~ futuramente. Existe um controle na cidade pra obrigar todo mundo a passar por essa cirurgia? Sim, existe um controle, é uma cidade do futuro (com cercas ao redor dela), onde cada cidadão é controlado e meninos e meninas não podem ficar juntos, após a intervenção é feito um pareamento e então é decidido com quem você vai passar o resto da sua vida e formar uma família. Apesar da sociedade seguir à risca todas as regras impostas pelo governo, ainda existem os "simpatizantes", "resistentes" (alguns destes vivem na cidade ilegalmente) e os Inválidos, estes vivem na Selva (do lado de fora de Portland, depois das cercas). São os que acreditam que o amor não é uma doença e sim a cura para o mundo.

Lena tem uma melhor amiga, Hana, linda, loira e ryca $_$ Elas são amigas desde criança. Lena está super empolgada com a intervenção (não quer ficar como sua mãe, que suicidou-se por conta dessa doença~), já Hana nem tanto. No começo ela parece ser o tipo de menina vida loka, que sai de madrugada escondida e vai pra festas proibidas onde meninas e meninos ficam juntos, visita sites proibidos pelo governo, enfim. Antes da intervenção, as pessoas passam por um tipo de teste de aptidão (chamado no livro de avaliação). No dia da avaliação de Lena, acontece um incidente (onde vacas vestidas com camisolas e perucas e a frase "CURA, NÃO. MORTE." está estampada nelas invadem os laboratórios). E é no meio dessa confusão toda que ela vê pela primeira vez Alex.

Alex trabalha no laboratório e eles se tornam amigos, mesmo sendo proibidos de serem amigos.
- Isso é poesia - diz ele.
- O que é poesia?
Nunca ouvi essa palavra antes, mas gosto de como ela soa. Parece, de alguma forma, elegante e simples, como uma bela mulher rodopiando em um vestido longo.
página 232
Depois que eles se tornam amigos, há uma mudança no pensamento de Lena em relação a sociedade em que vive e as regras impostas pelo governo. Poderia Lena ser uma pessoa influenciável ou realmente tudo o que lhe foi passado desde criança sobre o amor deliria nervosa é pura mentira?

Desde que li a sinopse desse livro eu me encantei e depois que li a resenha da Jeh me apaixonei mais ainda pelo livro. Eu tinha que lê-lo imediatamente. Foi quando, passeando pelo "shopín" aqui da minha cidade, encontrei o livro na vitrine da Saraiva. Fiz um drama básico pra minha mãe comprar e ela cedeu. Não comecei a lê-lo logo de imediato porque ainda estava lendo outro livro. Comecei a ler esse livro dia 16 de outubro e vim terminar ontem (21/10). A verdade é que no começo achei o livro entediante e fiquei desanimada, acabei deixando ele de lado. Mas depois que fiz o meme sobre ele, comecei a lê-lo no mesmo dia e fui me envolvendo na história a cada página que eu passava. A escrita da Lauren é ótima, até o momento nunca tinha lido nada tão envolvente. Os fatos são descritos em primeira pessoa e eu me senti a própria Lena, sério, sem brincadeira. Primeiramente eu pensei em fazer um vídeo-resenha porque sinto que não consegui expressar aqui tudo o que o livro me passou, mas como sou uma pessoa muito envergonhada ou, melhor dizendo, matuta, achei melhor descrever o máximo que eu pudesse sobre o que achei do livro. Li várias resenhas negativas sobre Delírio e fiquei me perguntando WHAT???? COMO ASSIM ELA NÃO GOSTOU??? Mas enfim, cada um tem sua opinião :) A minha vocês já sabem, indico a todo mundo!!1

Série Delírio:
  1. Delírio (Delirium)
  2. Pandemonium (os demais ainda não lançados no Brasil)
  3. Requiem

13 Comentários:

Carolina disse...

Adorei Delirium, terminei de ler chorando feito uma condenada. Apesar de ter comprado Pandemonium há um bom tempo, ainda não li. Shame on me!

Beijo
Sun Rises Here

Anônimo disse...

Aaah esse livro deve ser muito bom já vi muitas resenhas aqui nos blog todas falaram que e muito bom .. olha ótima resenha hein;D
Oótima quinta beijos

Jessica disse...

Amei muito sua resenha e estou doida para ler, assim que puder vou comprar \o/

Deixa eu te falar, eu assino seu blog no reader e recebo tudinho, vi um post do seu outro blog "mundo de florence" e não entendi nada, aconteceu alguma coisa? fui entrar no blog pra ler mas ele sumiu :X você tá bem?

Beijo!

Liz Albuquerque disse...

deve ser lindinhooooo o livro!!!! (estou aqui morrendo de vontade de ler!!! Vou ver se tem na cultura!!)

Passando para desejar um ótimo dia!
Liz<3
The Red Lil' Shoes Blog

Tayane Ribeiro disse...

Amei a resenha,sou doida pra ler esse livro, todas essas historias que envolvem coisas futurísticas eu gosto.
beijos

Carol Barboza disse...

Oi Bia,
Ahhh que demais! Nossa, pela resenha parece ser muito bacana esse livro... Fiquei super curiosa :))
Obrigada pela indicação!
Beijo, tenha uma ótima sexta-feira
 Just Carol

Unknown disse...

Eu comprei esse livro ontem, estou muito curiosa para lê-lo!

Acabei de conhecer seu blog, gostei ;)

Beijos, Bianca
http://behindenemyline8.blogspot.com.br/

Bia Rodrigues disse...

Oii Bia *-* (tão estranho chamar outra pessoa de Bia rs)
Então eu tenho vontade de ler Delírio desde a primeira vez que vi, a capa é maravilhosa né?! Chama muito a atenção e sua resenha super pra cima só me anima mais ainda a ler, quero ver se faço isso esse ano ainda.

Beijos ;*
Pepper Lipstick

Unknown disse...

Adorei o livro, fiquei interessada em ler
Guria, nem te conto

Fernanda Machado disse...

Nossa fiquei MEGA curiosa pra ler esse livro! Muito mesmo! Já vai entrar na minha wishlist!

Amanda Souza disse...

Pois é, li várias resenhas dizendo que o livro não é tão bom assim, tava até achando estranho até ler o teu comentário no final. Pra falar a verdade, não é o tipo de livro que me deixa morrendo de vontade de ler, mas eu leria. Por enquanto, estou com outros na prioridade.
Beijinhos

hiperbolismos.blogspot.com

Liz Albuquerque disse...

Passando para desejar um ótimo dia!
Liz<3
The Red Lil' Shoes Blog

Débora Braga disse...

Oiii,
Pela sua resenha me apaixonei pelo livro. Já coloquei no meu skoob para ler e já anotei na minha listinha de compras!
Esse livro deve ser muito legal. E como assim, uma intervenção ao amor? Rum, eu acho que vou ficar muito brava nesse livro, mas tudo bem!

http://ccloficial.blogspot.com.br/

Postar um comentário

 
mundo de Florence ©Template por 187 tons de frio. Resources:falermpiard e magg.