4.9.12

Para as moças de família

As revistas da época (década de 50) classificavam as jovens em moças de família e moças levianas. Às primeiras, a moral dominante garantia o respeito social, a possibilidade de um casamento-modelo e de uma vida de rainha do lar – tudo o que seria negado às levianas. Estas se permitiam ter intimidades físicas com homens; na classificação da moral social estariam entre as moças de família, ou boas moças, e as prostitutas. página 610
O trecho acima foi retirado do livro História das mulheres no Brasil. O livro tem 678 páginas e foi escrito por vinte pesquisadores (entre homens e mulheres). Mas como aprendi na matéria-que-eu-considerava-inútil-porém-encontrei-sua-utilidade-agora de Metodologia da Pesquisa, quando um livro é escrito por várias pessoas, usa-se como autor(a) a pessoa que organizou o trabalho todo, que nesse caso, foi a Mary Del Priore.


Peguei o livro hoje na biblioteca da minha faculdade, que estava junto a outros vários exemplares do mesmo. Eu tenho certeza absoluta que não vou lê-lo por completo pois tem uns capítulos que não me interessam. Vou apenas ler os capítulos de meu interesse. Hoje li Homoerotismo feminino e o Santo Ofício e comecei a ler Mulheres dos Anos Dourados. Esse último capítulo está me interessando muito pois mostra como, antigamente, uma "moça de família" devia se comportar (no modo de vestir, agir, falar, etc.) e mostra também o pavor que as moças dos Anos Dourados tinham de "ficar para titia".

"A ideia de ficar para titia apavorava as moças dos Anos Dourados: até as propagandas se utilizavam desse temor para vender seus produtos." muito esperta essa menina.

O que mais me chamou a atenção, é que naquela época, existia uma revista muito famosa entre as moçoilas dignas de casamento chamada Jornal das Moças. A revista, publicada no Rio de Janeiro, era distribuída nas capitais de todo o país e nas principais cidades do interior. Circulou no Brasil durante os anos de 1914 e 1965, ela "apresentava comentários sobre a moda, conselhos de economia doméstica, contos, poemas, piadas, notícias do cinema, curiosidades, receitas culinárias, moldes de roupas da estação [...]" Fonte: Wikipédia. Andei procurando no Google e encontrei alguns exemplares.


Os melhores são os quotes haha

A esposa, depois de casada, deve vestir-se com a mesma elegância de solteira, pois é preciso lembrar-se de que a caça já foi feita, mas é preciso mantê-la bem presa. (Jornal das Moças, 1955)

Se o seu marido fuma, não arranje discussões pelo simples fato de cair cinza no tapete. Tenha cinzeiros espalhados por toda casa. (Jornal das Moças, 1957)

É fundamental manter sempre a aparência impecável diante do marido. (Jornal das Moças, 1957)

Farei posts comentando sobre os melhores capítulos do livro, mas já vou adiantando que o livro é muito bom e que vale a pena lê-lo.

comente (:

Liz Albuquerque disse...

o livro deve ser super interessante! adoro as roupas e sempre adoro ler sobre costumes :DD

Passando para desejar uma ótima sexta e bom feriado!

The Red Lil' Shoes Blog

Postar um comentário

 
mundo de Florence ©Template por 187 tons de frio. Resources:falermpiard e magg.